Total de visualizações de página

sábado, 30 de março de 2013

Aeroporto sustentavel


Foi inaugurado na Jordânia o aeroporto sustentável do escritório Foster + Partners. O aeroporto é energeticamente eficiente, feito de forma modular, coberto por varias cúpulas de concreto com desenho inspirado nos desenhos tradicionais islâmicos, criando um espaço único.

O local foi criado de forma a manter a temperatura constante, mesmo com o clima local. Foram integrados espaços verdes, de forma a ajudar a purificar o ambiente. A cultura local também foi de grande influencia para o projeto, usando as cúpulas e o desenho para reproduzir o "tecido negro que flui".

A forma também possui outras funções, como a de possível expansão, e também para criar um espaço adicional de sombra, em quanto o concreto ajuda a manter a inercia térmica do terminal.

A parte interna das cúpulas representam também um desenho islâmico, em forma de veios de folhas, formando pequenas claraboias por todo terminal. Até a cor do concreto foi proposital, foi adicionado cascalho a mistura, para lembrar a cor de areia e dar continuidade ao visual do terminal na região.







segunda-feira, 25 de março de 2013

Nova instalação em Inhotim


O instituto Inhotim é um museu a céu aberto localizado em Brumadinho, Minas Gerais. É sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, e é considerado o maior museu a céu aberto da America Latina.

Começou para abrigar o acervo do dono do lugar, e mais tarde foi aberto para o publico, e desde então vem crescendo o numero de obras no local. Mais tarde farei um post sobre todo o local.
A nova instalação do local foi projeto do escritório Rizoma.

"O projeto da Lygia Pape foi um projeto atípico para o Rizoma. Ele foi concebido a partir de conversas com a curadoria do Inhotim e de pesquisas sobre a obra da artista, já falecida. A iluminação e ventilação naturais não eram interessantes para este projeto, já que se tratava de uma obra de luz, que exigia um prédio hermeticamente fechado. As primeiras premissas de projeto dadas pela curadoria, então, foram de ter um cubo, de 21×21 metros e altura de 6m, fechado.


A partir daí, fomos apresentados ao terreno, um platô relativamente pequeno, numa encosta de morro, cujo acesso principal (hoje o acesso foi alterado devido ao reposicionamento do projeto da nova recepção) era uma rua em aclive, com uma mata que se abre quando o visitante já estaria bem próximo ao local onde o edifício seria implantado. Pelo fato do platô onde o edifício seria implantado ser pouco maior do que o próprio edifício, a implantação já estava de certa forma definida. Precisávamos encontrar uma maneira de minimizar o impacto do encontro súbito do visitante com um paredão de 6m e o recurso utilizado foi o de diminuir o quadrado da laje do teto e girá-lo em relação ao quadrado de piso, que deveria ser mantido com 21x21m. Essa estratégia fez com que a fachada ficasse triangulada tridimensionalmente, afastando o observador do edifício, criando um respiro maior. Envio em anexo um diagrama explicativo do processo de geração da forma.

No conjunto da obra de Lygia Pape, percebemos uma grande influência da geometria, o que também nos influenciou ao pensar na estratégia da triangulação.
Outro fator importante foi o de que a obra a ser instalada na galeria, a Ttéia, é uma obra sem direcionalidade e que induz o visitante a circular em seu redor, revelando gradualmente novos fios de luz. O edifício deveria ter o mesmo caráter de falta de direcionalidade, que foi conseguido através da triangulação da fachada, que é aparente na circulação que leva à obra, e através do giro do teto em relação ao piso.

Essa desorientação causada pela circulação escura e tortuosa, também retira o visitante de um mundo exterior (mundo exterior refere-se tanto ao mundo de jardins suntuosos de Inhotim, quanto a uma externalidade psicológica e espiritual) levando-o a um mundo interior, de reflexão, emoção e espiritualidade, que é criado pela obra. O edifício tem caráter de templo."



Fonte:http: //www.archdaily.com.br/105381/lygia-pape-rizoma/





Fachada Inspirada em Videogames


A fachada do prédio da FIESP, na Avenida Paulista, em São Paulo, ganha um novo visual. Sera plataforma da exposição PLAY!. A qual é inspirada em jogos de videogame.
A mostra, organizada pela Galeria de Arte Digital do SESI, acontecerá entre os dias 25 de março e 07 de abril. As obras são inspiradas em jogos com Tetris, Space Invaders e PacMan. Acontecendo também palestras e workshops. A mostra tem curadoria dinamarquesa, e obras interativas de 20h as 22h, e obras visuais de 20h as 5h.
Aos amantes dos videogames que possam comparecer a exposição, e aos de arquitetura que tem mais um exemplo de uma fachada diferente e divertida. *-*







quinta-feira, 21 de março de 2013

Abertas as inscrições para o 2º Fórum Jovens Arquitetos Latino-americanos em Fortaleza



Já estão abertas as inscrições do 2° Fórum  Jovens Arquitetos Latinos Americanos, com o tema "[des]construindo fronteira". Acontecera em Fortaleza, nos dias 15, 16 e 17 de Maio.

As palestras vão ser realizadas nas línguas de origem de cada palestrante, com tradução simultânea para as demais línguas. O evento busca incentivar o intercambio entre países latino americanos.
Os preços de inscrição são os da tabela abaixo:
 As inscrições podem ser feitas pelo site do Fjal, e o pagamento pode ser feito por boleto ou cartão de credito.

Site: http://www.fjal.com.br/

Evento: 2º Fórum Jovens Arquitetos Latino-americanos
Organização: FJAL
Dias: 15, 16 e 17 de Maio
Local: Fábrica de Negócios
Endereço: Avenida Monsenhor Tabosa, 740, Fortaleza, Brasil

sexta-feira, 15 de março de 2013

Poesia para o Mestre Niemeyer

Essas linhas sensuais de Niemeyer

Estas linhas sensuais em corpos frios
Moldados em ferro e concreto cinza
Revelados nos horizontes findos
Dos planaltos e margens dos perenes rios.

Este traço indefinido e torto do corpo nu
Que delineado forma um composto sensual
Revelando para os olhos um novo parecer
De uma criação de forma multilateral.

Esta criação inovadora de corpos célicos
Enfeitado com vitrais luzi multicores
Postado em vales e cumes de terras varonis
Mudando o tom da natureza para o gris.

Estas linhas sensuais de Niemeyer
Vindas de sensores de luz intergalática
Projetada em ruas e avenidas imaturas
Revelando a flor da caliandra encarnada.

Estas linhas sensuais...

Leo Bargon


quarta-feira, 13 de março de 2013

Ecole Maternelle Pajol - Paris


Uma escola divertida é o sonho de toda criançada. Um ambiente descontraído, colorido, animado, que incita criatividade.
Esse é o desafio de muitos arquitetos ao projetar escolas infantis. Porém um desafio bem trabalhoso. Afinal, não são todos que sabem "brincar" com cores e formas de modo satisfatório.
Um belo exemplo de escola assim é a Ecole Maternelle Pajol em Paris.
O escritório Paletre & Leclére foi o responsável por essa reforma nesta escola em Paris, a convite da prefeitura local.
Os arquitetos respeitaram a fachada e estrutura original, e ainda sim criaram um espaço interativo, com mobiliário personalizado, cheio de cores, o tornando mais envolvente e criativo.
Eles utilizam de cores, formas e matérias para brincar com os ambientes, ajudando a criar diversas emoções com cada ambiente.










segunda-feira, 11 de março de 2013

Formatura

Por fim chega a esperada semana. A semana dos eventos da formatura, (que acontece um tanto depois da conclusão do curso).
Para formatura a comissão escolheu a empresa Lummi eventos, com a qual fechamos os eventos. São 4 eventos e os convites. Sendo eles a aula da saudade, culto ecumênico, colação de grau e baile de gala. Com as datas de 09, 11, 14 e 16 de março.
Como podem ver pela data da postagem, já foram a aula da saudade e o culto.
Aula da saudade um tanto insatisfatória na minha opinião. Foi na casa de festas Zupa Lupa, no SIG. O buffet e o DJ ficou por conta da casa de festas. O buffet estava normal, porem o DJ estragou a festa. O divertido mesmo foi o tema, festa a fantasia, e a chegada de cada um e a descoberta de cada fantasia. Eu e uma amiga combinamos de ir de Mario e Luigi, e fizemos nossa fantasia, gostaram bastante da ideia.

Quanto ao culto ecumênico, que foi realizado com um Frei e um pastor. A passagem utilizada tratava sobre a parábola do homem que construía sua casa na areia e o outro na rocha, o qual combinou bem com a celebração em ação de graças do curso de arquitetura, onde a construção dessa casa pode se refletir em vários aspectos da nossa vida, e principalmente na nossa formação.
Foi uma cerimonia muito bonita, sem enrolação, e que emocionou e aconselhou bastante. Não deixando a desejar como a aula da saudade. Por fim por em quanto é isso, depois dos próximos eventos volto a informar como ocorreu tudo.





quarta-feira, 6 de março de 2013

Reforma em residencia

Esse projeto se tratava de uma residencia em Vicente Pires-DF, de pavimento térreo, com dois quartos e uma suite. Os donos queriam amplia-la, subindo um andar, criando mais 3 suítes. E um espaço de convivência acima do espaço da atual garagem, para receber visitas de modo mais intimo. Alem de pequena reforma na cozinha e aumentar o pé direito da sala.
Planta com marcação de demolição 

O espaço do pavimento térreo foi mantido e ampliado na sala e cozinha, eliminando também um quarto para ampliar a sala. Com o pé direito duplo na sala, foi criada uma escada de acesso ao primeiro piso e um corredor em forma de sacada interna ligando uma extremidade a outra da casa em formato de "L", com a sala na junção entre as duas pontas. O primeiro piso ganhou 3 suítes  onde duas delas, destinadas as filhas do casal, tem o banheiro conjugado. Os outros dois cômodos são uma varanda estendida (solário), e um aposento para deposito e outra necessidade que o casal venha a ter.
Layout pavimento térreo

Layout primeiro pavimento




Desculpem as imagem 3D sem renderizar rsrs

O projeto não foi realizado por completo, o casal optou por construir parte por parte. A baixo fotos do que já foi feito. Que foi a varando no primeiro piso e a ampliação da cozinha e sala.




terça-feira, 5 de março de 2013

Você se considera criativo?


Pra gente que trabalha criando, e para todo o resto, que deve sempre colocar um pouco mais de criatividade na sua vida. XD

Vídeo: Gustavo Horn
Canal no YouTube:  http://www.youtube.com/user/GuguHorn

Projeto Habitação de Interesse Social

O trabalho consistia em criar um condomínio em uma área pré estabelecida em Samambaia-DF, sendo esta de interesse social. Deveria conter 3 tipologias de edifícios  cada um contendo um modulo diferente de apartamento, com 1, 2 e 3 quartos. Tendo uma quantidade minima de cada tipologia de apartamentos, respeitando o plano diretor local.
Fiquei encarregada dos apartamentos de 3 quartos, tendo área máxima total de 65m². As edificações poderiam chegar até no máximo 6 pavimentos, e teriam de ter no minimo 65 apartamentos de 3 quartos para atender a demanda.
Com isso criei uma planta retangular, mantendo os quartos separados em uma extremidade, e áreas comuns e molhadas na outra extremidade, com proximidade entre o banheiro e os quartos.

 Foi resolvido o apartamento de forma a virar um modulo, encaixando sempre em um modelo igual espelhado ou não, com 6 apartamentos por pavimento. O acesso se da por um corredor na frente dos apartamentos, e por uma escada no final do corredor, sendo menor que 30 metros o acesso do ultimo apartamento até a escada.
 
O edifício foi constituído de forma a lembrar locais com pátio interno, onde se tem varandas voltadas para o meio. A baixo o 3D dos modelos sem renderização.