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sexta-feira, 1 de março de 2013

A Esplanada Subterranea

Quem aqui do DF, ou até mesmo de fora não conhece a famosa Esplanada dos Ministérios. Paisagem brasileira famosa (nem sempre por coisas boas).
Essa paisagem sofre com um grande problema durante a semana, no horário de expediente. São vários Ministérios, com seus prédios e anexos, e por consequência seus muitos funcionários  E é ai que morra o problema, são muitos funcionários e poucas vagas. E a Esplanda fica assim, cheia!
Diante desse problema, o governo lançou um novo projeto (um tanto revolucionário ao meu ver). 
Um estacionamento subterrâneo  Isso mesmo! Um estacionamento em baixo da Esplanada, já que é claro, que a parte superior é tombada pelo IPHAN, e não se pode alterar.
Prevista para ser lançada ainda no primeiro semestre desse ano pelo atual governo. Tem a intenção de desafogar o transito das vias em torno do Congresso, e solucionar o deficit de vagas no local.
A obra tem previsão de conclusão em três anos, tendo 340 mil m², e aproximadamente 10 mil vagas, divididas em 4 pavimentos subterrâneos.
O vídeo abaixo mostra a maquete eletrônica (muito boa por sinal) com a explicação de como sera a 
"grandiosa" obra.


Agora diante desse grande projeto, nos veem várias questões.
Como uma obra desse porte seria realizada em um local de grande movimentação, sem interferir no mesmo?
Obras como a do metro e outras levaram anos para ser feitas, mesmo com maior necessidade que essa. Quanto tempo essa levaria?
E a principal na minha opinião. Por que implantar um projeto desse tamanho, que ira levar anos a ser concluído, utilizara grande quantidade de dinheiro publico, privilegiando somente essa área, tendo grande impacto bioclimático e funcional na área. Entre vários outros problemas que podem ser previstos.
Por que no lugar disso, não investir em ciclovias e transporte público na Esplanada?
Locais como esses devem conter um quantidade minima de vagas, porem grande parte de seus funcionários moram nas proximidades, podendo utilizar um sistema de transporte publico (caso ele fosse decente), ou mesmo a ciclovia. Eu mesma já presenciei funcionários dos Ministérios utilizarem bicicletas dobráveis para chegar ao trabalho. Por que não tornar isso uma iniciativa?
Brasilia não foi criada para se tornar uma cidade de carros, e sim de pedestres. Uma cidade moderna, onde se pode ir a qualquer lugar com transporte público. No lugar disso planejam gastar muito mais com obras desnecessárias, no lugar de iniciativas mais saudáveis a população e ao dinheiro público.
POR UMA BRASILIA DE PEDESTRES, E NÃO DE CARROS!!!

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