Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de março de 2013

Nova instalação em Inhotim


O instituto Inhotim é um museu a céu aberto localizado em Brumadinho, Minas Gerais. É sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, e é considerado o maior museu a céu aberto da America Latina.

Começou para abrigar o acervo do dono do lugar, e mais tarde foi aberto para o publico, e desde então vem crescendo o numero de obras no local. Mais tarde farei um post sobre todo o local.
A nova instalação do local foi projeto do escritório Rizoma.

"O projeto da Lygia Pape foi um projeto atípico para o Rizoma. Ele foi concebido a partir de conversas com a curadoria do Inhotim e de pesquisas sobre a obra da artista, já falecida. A iluminação e ventilação naturais não eram interessantes para este projeto, já que se tratava de uma obra de luz, que exigia um prédio hermeticamente fechado. As primeiras premissas de projeto dadas pela curadoria, então, foram de ter um cubo, de 21×21 metros e altura de 6m, fechado.


A partir daí, fomos apresentados ao terreno, um platô relativamente pequeno, numa encosta de morro, cujo acesso principal (hoje o acesso foi alterado devido ao reposicionamento do projeto da nova recepção) era uma rua em aclive, com uma mata que se abre quando o visitante já estaria bem próximo ao local onde o edifício seria implantado. Pelo fato do platô onde o edifício seria implantado ser pouco maior do que o próprio edifício, a implantação já estava de certa forma definida. Precisávamos encontrar uma maneira de minimizar o impacto do encontro súbito do visitante com um paredão de 6m e o recurso utilizado foi o de diminuir o quadrado da laje do teto e girá-lo em relação ao quadrado de piso, que deveria ser mantido com 21x21m. Essa estratégia fez com que a fachada ficasse triangulada tridimensionalmente, afastando o observador do edifício, criando um respiro maior. Envio em anexo um diagrama explicativo do processo de geração da forma.

No conjunto da obra de Lygia Pape, percebemos uma grande influência da geometria, o que também nos influenciou ao pensar na estratégia da triangulação.
Outro fator importante foi o de que a obra a ser instalada na galeria, a Ttéia, é uma obra sem direcionalidade e que induz o visitante a circular em seu redor, revelando gradualmente novos fios de luz. O edifício deveria ter o mesmo caráter de falta de direcionalidade, que foi conseguido através da triangulação da fachada, que é aparente na circulação que leva à obra, e através do giro do teto em relação ao piso.

Essa desorientação causada pela circulação escura e tortuosa, também retira o visitante de um mundo exterior (mundo exterior refere-se tanto ao mundo de jardins suntuosos de Inhotim, quanto a uma externalidade psicológica e espiritual) levando-o a um mundo interior, de reflexão, emoção e espiritualidade, que é criado pela obra. O edifício tem caráter de templo."



Fonte:http: //www.archdaily.com.br/105381/lygia-pape-rizoma/





Nenhum comentário:

Postar um comentário