O curso de Arquitetura e Urbanismo pra quem conhece, acredito que não preciso explicar, mas pra quem não conhece, vou fazer uma explicaçãozinha básica.
São no minimo 5 anos, em que quem não tem a cabeça no lugar, pode até ficar louco. Somos desafiados desde o inicio a pensar em diversos fatores diferentes influenciando um só local, e em como tratar todos esses fatores de forma sensata. Onde estudei se tratavam das dimensões topoceptiva, copresencial, expressivo-simbólico, bioclimática, funcional e econômico financeiro. Todas essas dimensões eram analisadas, de forma a dar uma resposta final a respeito do projeto a ser idealizado, além disso tinham o histórico do lugar, as pesquisas de repertorio, a parte artística e histórica da arquitetura, etc. Alem disso tudo existem os trabalhos enormes, os professores, as noites sem dormir, (quase todas no caso da arquitetura), as maquetes, os desenhos, as gráficas, os grupos, os matérias e preços, enfim, parecem querer nos testar a todo preço nesse curso.
Até que por fim passamos por tudo, e ele acaba. E ai? O que fazer após terminar o curso?
Grande parte dos seus colegas já tem clientela, (aqueles que trabalhavam mesmo sem registro), ou parentes e amigos na área para conseguir emprego, outros já sonham em montar escritório outros em se especializar em alguma área. Por fim, sempre a arquitetura e seus mil lugares onde ir.
Depois que terminei me vi um tanto perdia, não sabia exatamente o que fazer. Antes temos a meta de terminar o curso, mas após o curso terminado, qual nossa meta?
É claro que é ter um trabalho! (De preferencia na nossa área)
Mas nos deparamos com o mercado de trabalho, aqui em Brasilia a procura por engenheiros é enorme, mas já a por arquitetos é bem pouca. Pelo que constatei não é muito grande por parte das empresas, lojas ou locais do gênero. A maior procura é por pessoas a procura de reformar ou construir, que não procuram construtoras ou empresas.
Porém essas pessoas quase sempre não estão por dentro dos valores dentro da área, nem conhecem o tipo de trabalho. Quase sempre são aqueles que julgam fazer um projeto como fazer um só um desenho rapidinho. Esse seria o primeiro problema do qual quero falar.
Outra coisa é a demanda de um arquiteto diante desses trabalhos. Um arquiteto quase nunca é contratado por um particular para fazer só as plantas de arquitetura. Sempre somos encarregados do processo inteiro, desde as papeladas, até as instalações e fundações. Esse é o segundo problema.
Diante de todos os desafios propostos pela faculdade que mencionei no começo do testo, vejo ainda faltando certas preparações em nosso currículo acadêmico. Eu por exemplo, dentro da faculdade não fui preparada para lidar com cliente, estabelecer preço, nem explicar a complexidade de se projetar algo. Outro coisa é a demanda, somos preparados como arquitetos, e apesar de aprender a fazer instalações e um pouco de calculo estrutural, não somos completamente preparados para realizar esses trabalhos. Coisa que de certa forma não é errada, pois cada projeto deveria ser feito por seu profissional especifico, porém não é o que acontece.
E por ultimo, quando se fala no processo de aprovação de projeto, alvará de construção, habite-se e etc. Saímos da nossa formação de 5 anos, sem ter a minima noção do que é isso. A menos que a pessoa tenha trabalho com algo refente a isso antes.
Por fim, acabamos perdidos após nos formar, e vendo que mesmo tendo aprendido muito, ainda temos muito o que aprender. Coisas para qual não somos preparados, e temos que lidar as cegas quando nos deparamos com elas. Agora sei por que sempre falam que nunca se para de aprender com a arquitetura. Por que além das coisas novas que sempre surgem, estilos, técnicas, tecnologias. Sempre teremos de aprender algo novo a cada dia.
Falo isso como uma recém formada, que agora está aprendendo com as exigências de cada dia.
Olá! bem o que posso dizer ... esse foi o primeiro post seu que li e acho que já me identifiquei com você. Achei muito boa essa sua postagem
ResponderExcluirTambém estou terminando e estou bem preocupado como vai ser ao acabar o curso.
ResponderExcluirO texto ta excelente, mas tem um erro "testo" procura ai!
ResponderExcluir